sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Pessoal

Pesquise uma reportagem anterior do ano 2011 comparando com atual, verificamos que houve melhorias, mas porém precisar de mais inovação no sistema operacional.


Munícipios em 14/07/2011 06:02h por Bareta | Comente

Procurando melhorar o sistema operacional dos serviços oferecidos na área, a Secretária Municipal de Saúde de Riachuelo realizou durante toda a quarta-feira, 13, a II Conferência Municipal de Saúde. Com tema “SUS no âmbito nacional”, o evento reuniu, no Centro de Artesanato Antônio Carlo Franco, diversos profissionais da área, que abordaram a temática do atendimento prestado à população.

A secretária Clésia Maria de Azevedo, responsável pela pasta, destacou a importância da Conferência para a comunidade. “Apresentamos hoje um pouco de todo o trabalho que estamos desenvolvendo nestes últimos anos. É primordial para equipe avaliar o que é foi feito de certo e errado, para depois filtrar as coisas boas e melhorar o serviço”, destaca, falando da importância da parceira com o Estado e o Governo Federal.
“É um momento de reflexão e contamos com ajuda do Estado e do Ministério da Saúde para construirmos uma saúde melhor para a população. Para isso, trouxemos palestrantes que irão abortar o SUS (Sistema Único de Saúde) e também profissionais da prefeitura que irão relatar a nossa realidade enfrentada todos os dias”, acrescenta a secretária Clésia.

Saúde bucal
A dentista Deborah Andrade Anchieta foi uma das palestrantes. “Vim falar sobre o SUS e a saúde bucal. É muito importante informamos a população sobre este tema, que trabalha diretamente com a prevenção. Enfrentamos alguns problemas relacionados à cultura popular, mas tentamos ressaltar a importância da higiene correta dos dentes e da boca”, destaca a profissional, que faz parte do quadro de servidores da Prefeitura.
Atuando diretamente na comunidade, a agente de saúde Rosane dos Santos diz que a população vem reconhecendo o empenho da equipe do Município. “Nós somos o elo da população com os serviços oferecidos pela Prefeitura. Detectamos as famílias que precisam do auxílio e solicitamos a visita domiciliar pela equipe do PSF (Programa de Saúde da Família)”, explica.

Atualmente, Riachuelo conta com 23 agentes de saúde e 4 equipes do PSF, com médico, enfermeiro, dentista e dois auxiliares de saúde. “Vivo a realidade do município e posso falar, com toda a certeza, que as melhorias estão acontecendo. São profissionais que se empenham em oferecer um serviço de qualidade, por isso essa Conferência veio em boa hora, porque estamos discutindo as dificuldades para encontrar as soluções”, avalia a servidora municipal.
José Augusto Siqueira, que é servidor da Fundação Nacional da Saúde, concorda com a colega de trabalho. “Dentre os demais municípios da região, podemos falar que Riachuelo, apesar das dificuldades, vem melhorando bastante nos serviços prestados à população. A Conferência é necessária, porque as pessoas vão tirar suas dúvidas sobre o atendimento e poderão cobrar as entidades públicas de forma objetiva, procurando um caminho melhor para todos”, entende o cidadão.


No final do evento foram escolhidos três delegados que irão representar o Município na Conferência Estadual, que deverá acontecer no final de setembro. Foram eles: Celso Ricardo, agente de saúde; Deborah Anchieta, dentista do PSF; e Irmã Ana, técnica em enfermagem.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Nas Entranhas da Saúde